Durante o 5º Simpósio do Autismo, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (4), a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, apresentou os principais avanços da política municipal de inclusão. Entre os destaques estão o funcionamento do Centro Amar, a criação da Comissão de Educação Especial e o andamento das obras da Casa do Autista.
O evento, promovido por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos, reuniu especialistas, autoridades, famílias e profissionais da educação e saúde para debater políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com Samantha, o Centro Amar, localizado no bairro Santa Cruz, atendeu uma necessidade da capital mato-grossense, que até então, não possuía, um espaço estruturado para realizar avaliações pedagógicas e atendimentos multidisciplinares aos alunos com necessidades específicas da rede municipal.
“Uma das coisas que nós já conseguimos implantar no município de Cuiabá foi o Centro Amar. Ele dispõe de salas, quadra, quintal, um terreno onde estamos viabilizando um parquinho adaptado e até uma estrutura com água para que as crianças possam brincar com segurança. Mas o mais importante é o atendimento aos alunos da nossa rede municipal”, destacou a primeira-dama.
O Centro Amar, localizado no bairro Santa Cruz, oferece avaliações pedagógicas e atendimentos multidisciplinares, além da primeira sala multisensorial da rede municipal. Já a Casa do Autista será instalada no antigo Colégio Nilo Póvoas e contará com mais de 40 salas para serviços de educação, saúde e assistência social, além de espaços voltados ao acolhimento de familiares.
A Comissão de Educação Especial, criada pela Secretaria Municipal de Educação, busca fortalecer o diálogo com famílias e especialistas, mapeando demandas e definindo ações integradas entre educação, saúde e assistência social.
Ao longo da palestra, a primeira-dama e vereadora também detalhou o avanço do projeto da Casa do Autista, que será instalada no antigo Colégio Nilo Póvoas, prédio histórico cedido pelo Governo do Estado ao município. O novo espaço, que possui mais de 40 salas, terá atendimentos de educação, saúde e assistência social em um só local. A estrutura será pensada também para acolher mães e pais, que muitas vezes ficam sobrecarregados com as demandas do cuidado.
“A Casa do Autista de Cuiabá é um desafio como mãe e como política. Se não for para atender vocês, não vale a pena estar onde estou. A gente vai fazer, com força-tarefa, parceria e coragem. Precisamos de uma força-tarefa para atender essas famílias também. Não adianta arrumar um lugar para a criança e deixar a mãe e o pai desassistidos. As mães às vezes só conseguem descansar no período em que a criança está na escola”, afirmou Samantha.















