Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

25 de Novembro de2025


Área Restrita

Justiça Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 11:25 - A | A

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 11h:25 - A | A

MANTERÁ FISCALIZAÇÃO

MPF arquiva investigação sobre segurança contra incêndio na Funai em Cuiabá

Após avanços nas reformas, sede da Funai em Mato Grosso terá fiscalização contínua até obtenção do alvará de segurança contra incêndio

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso homologou, nesta terça-feira (25), o arquivamento do procedimento administrativo que apurava irregularidades na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Cuiabá quanto às normas de prevenção e combate a incêndios. A decisão foi tomada por unanimidade pelo colegiado da Procuradoria da República no estado, acatando o voto do relator, o procurador da República Dr. Nívio de Freitas Silva Filho.

O procedimento foi instaurado em 2018 a partir do desmembramento de um inquérito civil com o objetivo de investigar se o prédio que abriga a Coordenação Regional da Funai em Cuiabá cumpria as exigências legais de segurança contra incêndio e pânico, especialmente no que tange ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).

Durante a instrução do caso, tanto a Funai quanto o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso prestaram as informações solicitadas. Constatou-se que, embora a autarquia ainda não tenha concluído integralmente o processo de regularização do imóvel junto aos órgãos competentes, houve avanços significativos após a atuação do MPF.

Durante o período de reforma, o prédio encontra-se fechado, o que afasta riscos imediatos à segurança de servidores e do público em geral. Diante disso, o MPF entendeu que não há perigo concreto no momento atual, embora reconheça que a plena regularização só será alcançada com a emissão do ASCIP após a conclusão das obras.

Apesar do arquivamento, o MPF determinou a abertura de um novo Procedimento Administrativo com o objetivo de fiscalizar continuamente o andamento das obras e assegurar que, ao fim do prazo estipulado, o prédio obtenha o alvará de segurança exigido pela legislação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]