O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos será militarizada após o episódio de violência que chocou o Estado. Nesta semana, um aluno de 16 anos de idade se aproximou de duas colegas e, de forma repentina, esfaqueou uma delas, de apenas 13 anos.
Segundo Alan Porto, a Seduc adotou de forma imediata todas as providências cabíveis e reforçou os protocolos de segurança que são subsidiados pelo núcleo de inteligência da Educação, em parceria com o programa Vigia Mais MT e com as forças policiais.
LEIA MAIS: Chamado de “esqueleto”, adolescente planejou ataque em escola e deixou carta de despedida
"Existe uma integração entre a Secretaria de Estado de Educação, os órgãos de controle e também os órgãos da segurança pública", garantiu o secretário. "Infelizmente aconteceu aquele fato pontual, mas estamos orientando nossos diretores, reforçando nossos protolocos e o mais importante é que a gente trabalha nas medidas preventivas", completou.
Caso ocorreu na segunda-feira (10). Após ser apreendido, o adolescente alegou que sofria bullying na escola. O ataque havia sido planejado para ocorrer durante uma comemoração na escola, no dia seguinte. O menor chegou a deixar uma carta se despedindo. A vítima foi atingida no pulmão, abdômen e virilha.
Segundo Alan Porto, a militarização da escola já estava no planejamento e, com a finalização das obras na unidade, esse será o próximo passo. O gestor também ressaltou os resultados positivos do modelo, que já é aplicado em 130 escolas em todo Estado.
"Hoje nós temos 130 escolas cívico-militares, inclusive a Domingos está no nosso planejamento. Essa escola está finalizando uma obra e o próximo passo será fazer a transformação. Essas escolas cívico-militares, a gente reforça com as equipes policiais da reserva. A gente tem acompanhado e monitorado essas unidades e o retorno que temos recebido dos estudantes, dos funcionários e dos pais, é um resultado muito positivo, principalmente na questão da organização, disciplina e diminuição da evasão escolar. A gente está avançando nessa direção porque a gente entende que os resultados são excelentes", afirmou.

















