O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) desembarcou em El Salvador, na manhã de quinta-feira (13/11), e enalteceu a segurança pública do país, já considerado um dos mais perigosos do mundo.
“Chegamos aqui em El Salvador, e vou falar para vocês, [é] bem bacana, não sei como era antes, mas, pelo que me parece, está tudo bem arborizado, sensação de segurança muito grande”, contou em um vídeo nos stories em sua página no Instagram.
Nikolas contou que se reuniu com o ministro da Justiça do país, Gustavo Villatoro, e tirou dúvidas de como seria para aplicar o modelo de segurança pública no país, sendo que “apenas um juiz comanda o Brasil”. A fala foi uma crítica indireta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O parlamentar comentou ainda que as pessoas quase “veneram” o presidente Nayib Bukele Ortez por ter conseguido que o país fosse “do mais violento do mundo” ao “mais seguro do mundo”. “Tratam o Bukeli como uma pessoa que eles têm gratidão”, declarou.
Elogiado pela direita brasileira
Bukele se tornou um ícone internacional do endurecimento contra grupos criminosos, após decretar estado de exceção e prender cerca de 80 mil pessoas em El Salvador desde 2022, sob a justificativa de combater facções locais.
O modelo, elogiado por líderes conservadores e criticado por organismos de direitos humanos, é visto por setores da direita brasileira como exemplo de “tolerância zero” contra o crime.

















