O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a cutucar o uso da linguagem neutra nesta quarta-feira (13). Em suas redes sociais, ele publicou o “antes e depois” de um tapume que protege as obras de um prédio histórico na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.
Na primeira imagem, o tapume aparece com a frase “Bom dia meu prefeito”, endereçando a mensagem a Brunini. Seguida da palavra “todes” em letras grandes e coloridas, e o complemento “Bora minha equipe!”.
Na segunda foto, a pichação já havia sido coberta com tinta branca. No mesmo post Abilio ironizou: “Ontem alguém foi pichar uma palavra inexistente na língua portuguesa. Como ‘todes’ não existe, sumiu.”
Reprodução/ Instagram

Em tom sarcástico, o prefeito ainda listou três “orientações” para quem pretende pichar em Cuiabá: Pode haver câmeras flagrando o ato; É crime, será apagado e, se o autor for pego, “será divertido” para quem assistir. E ainda orientou, “use palavras da língua portuguesa e compre tinta local para estimular o comércio capitalista.”
A polêmica com o gênero neutro se desenrola desde o fim de julho. Abilio protagoniza debates sobre o tema, após interromper a fala de uma professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante um evento do Conselho Municipal de Saúde, quando ela utilizou o termo “todes”.
O caso repercutiu nacionalmente, gerando notas de repúdio, inclusive de órgãos federais. Ao mesmo tempo, o prefeito recebeu apoio de políticos e influenciadores com grande alcance, o que impulsionou seu perfil no Instagram de pouco mais de 700 mil para 1 milhão de seguidores em poucos dias.
LEIA MAIS: Embate entre Abílio e doutora em Saúde por uso de pronome neutro repercute nacionalmente