Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

01 de Outubro de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 17:24 - A | A

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 17h:24 - A | A

MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

Max diz que partidos terão de cortar candidatos das chapas após decisão de Fux

Conforme Russi, as legendas discutiam chapa para federal com 11 nomes, mas terão de cortar dois

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), disse que os partidos terão de rever a composição de chapas para deputado estadual e federal após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que suspendeu o aumento de vagas na Câmara em Brasília. Russi, que também concentra o cargo de presidente do PSB em Mato Grosso, pontuou que os partidos discutiam a composição de chapas com 11 candidatos, mas agora terão de cortar dois nomes. 

A decisão de Fux reflete diretamente no jogo político de 2026 das bancadas do Congresso e Assembleias. Mato Grosso que ganharia mais duas vagas de deputados federais, passando para 10 parlamentares mantém o número de oito. Com isso, a expectativa de ampliar de 24 para 27 deputados estaduais foi completamente enterrada. 

"Vai continuar os 24 deputados. Não vai ter alteração nenhuma e vamos tocar, seguir o nosso serviço aqui", falou Max Russi à imprensa nesta quarta-feira (1º). 

LEIA MAIS: Depois de decisão de Fux, UB convoca reunião para alinhar estratégias para 2026

O presidente da AL avalia que o erro não foi o de Fux, mas da Câmara de ser favorável a aprovação do aumento das cadeiras de 513 para 531. Para Max, o ministro foi coerente pois não é razoável autorizar a alta do número de parlamentares a cada eleição. 

"A Câmara votou errado, para ir para 531. Absurdo isso. Não pode cada eleição aumentar o número de deputados", opinou o presidente.  

O STF era favorável a redistribuição de vagas segundo o número de habitantes por estado, prerrogativa que não ganhou apoio no Congresso por atender o clamor de mais cadeiras para determinadas bancadas e reduzir outras. Max lamentou. 

"Mato Grosso perde. Acho que era importante a gente ganhar duas vagas porque nós teríamos dois votos a mais brigando lá em Brasília para trazer recurso, para discutir as grandes ações do estado", concluiu Max Russi. 

RECALCULANDO A ROTA

 A federação União Progressista (UP) já se antecipou, agendando reunião para quinta-feira (2) com o objetivo de recalcular a rota para 2026. Embora esteja na presidência do PSB, Max não está cuidando das articulações da sigla. Ele já anunciou que deixará o PSB na janela partidária para o Podemos. É no novo partido que estão os olhos de Max Russi. 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]