Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

22 de Dezembro de2025


Área Restrita

Justiça Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, 20:11 - A | A

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, 20h:11 - A | A

23 ANOS DE ATUAÇÃO

Valter Albano se aposenta do TCE-MT e novo conselheiro pode ser escolhido ainda em 2025

Procurador-geral Alisson Carvalho, do Ministério Público de Contas (MPC), é favorito para sucedê-lo

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O conselheiro Valter Albano da Silva se aposentou voluntariamente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta segunda-feira (22) após mais de 23 anos à frente do cargo. A aposentadoria foi formalizada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, e publicado no Diário Oficial do Estado. O novo conselheiro pode ser empossado ainda este ano.

Apesar de só completar 75 anos, idade limite para permanência compulsória no cargo, em 1º de agosto de 2027, Valter Albano optou por antecipar sua saída. Com 52 anos, 10 meses e 15 dias de contribuição como servidor, ele fará jus a proventos integrais, conforme prevê a legislação previdenciária aplicável a servidores do TCE, com base na Constituição Federal e nas normas estaduais.

Nomeado em 27 de dezembro de 2001, após indicação do então governador Dante de Oliveira, Valter Albano encerra uma trajetória marcada por atuação técnica e institucional no controle externo de Mato Grosso.

Com a vacância, inicia-se o processo de escolha do novo conselheiro, que será preenchido por um dos quatro procuradores do Ministério Público de Contas (MPC). Os nomes habilitados são: Alisson Carvalho de Alencar, procurador-geral de Contas e principal cotado para a vaga, Gustavo Coelho Deschamps, Getúlio Velasco Moreira Filho e William de Almeida Brito Júnior.

Os sete conselheiros do TCE-MT formarão uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador do estado, que neste momento é o vice Otavio Pivetta (Republicanos), já que Mauro Mendes (União), encontra-se em férias. A expectativa é que o novo integrante da Corte seja nomeado ainda em 2025.

A próxima vaga no TCE-MT ocorrerá somente em outubro de 2028, quando o conselheiro Waldir Teis completará 75 anos e deixará o cargo compulsoriamente. Nessa ocasião, a indicação caberá à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]