A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou que está "pronta" para assumir a prefeitura de Cuiabá. A possibilidade surge com o afastamento ventilado pelo titular do Executivo, o prefeito Abilio Brunini (PL), que pretende se licenciar para acompanhar a campanha da primeira-dama Samantha Iris (PL) ao cargo de deputada estadual. A vice-prefeita Vânia Rosa (MDB) seria a primeira na linha de sucessão, mas sua candidatura no processo eleitoral de 2026 também é dada como certa.
Embora tenha se posicionado com confiança sobre a vacância na prefeitura, Paula, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (3), fez questão de amenizar a possibilidade ponderando que ainda não existem conversas acerca do assunto.
"Estou pronta para continuar servindo Cuiabá, seja na Câmara Municipal ou na prefeitura, mas quero deixar claro que não há nenhuma conversa em torno disso. Não sabemos ainda se o prefeito Abilio vai se licenciar, nem se a vice-prefeita Vânia será candidata a algum cargo eletivo em 2026", minimizou.
Paula também comentou a recente guinada da vice-prefeita Vânia Rosa ao centro. Até segunda-feira, Vânia estava filiada ao Novo, alinhado à extrema-direita, mesma linha adotada pelo grupo do prefeito de Cuiabá. No entanto, a coronel surpreendeu a todos ao anunciar filiação ao MDB, partido ao qual Abilio se opõe publicamente.
LEIA MAIS: “No que depender de mim, o MDB não assume a Prefeitura”, dispara Abilio
"Cada um tem suas escolhas. A vice prefeita estava num partido com viés de direita. Agora ela vai para uma sigla com viés de centro-esquerda. São escolhas. Acredito que é uma escolha ruim, mas é uma escolha dela", opinou Paula.
Vânia e a presidente do Legislativo protagonizaram conflitos que levaram à queda da vice-prefeita no comando da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). À época, Paula e outros vereadores reclamavam da falta de diálogo com a então secretária. Vânia respondeu acusando os parlamentares de violência política. Abilio tomou o lado da Câmara e exonerou a vice do cargo. Desde então, a relação no Alencastro ficou abalada.















