Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

26 de Novembro de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 08:53 - A | A

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 08h:53 - A | A

"NÃO HOUVE GOLPE"

Mauro Mendes reafirma acreditar inocência de Bolsonaro e demais presos da direita

O governador lamentou ao UOL a prisão de Bolsonaro, ressaltando que ele é o segundo ex-presidente a ficar em regime fechado

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O governador Mauro Mendes (União Brasil) reafirmou acreditar na inocência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais presos por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Mendes ressaltou que não houve golpe de Estado e lamentou a prisão de Bolsonaro, pontuando que Jair é o segundo ex-presidente a estar detido. O governador não citou o presidente Lula (PT), mas pontuou que a extrema-direita representa uma ala de brasileiros que estão "cansados" da velha política. 

"São pessoas que cansaram de um Estado brasileiro como um todo que cobra muitos impostos e devolve muito pouco. Se cansaram de uma violência que estão crescendo muito no nosso Brasil. E essas pessoas representam isso dizendo que são de direita. No final do dia elas dizem: 'Olha, eu sou contra esse modelo de gestão pública e de resultado que o país tem apresentado últimos anos'. E aí um presidente preso é sempre lamentável", falou o governador ao UOL nesta quarta-feira (26).  

LEIA MAIS: Governador Mauro Mendes lamenta prisão do ex-presidente Bolsonaro

A Polícia Federal ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com o pedido de prisão preventiva no último sábado (22) após o filho do ex-presidente, o senador pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), convocar uma vigília em frente à casa de Jair. O ministro Alexandre de Moraes acolheu a representação e Jair foi conduzido à sala especial da PF de forma cautelar. 

Já nesta terça-feira (25), o STF frustrou os recursos da defesa e decretou o trânsito em julgado do processo sobre o núcleo duro do golpe. Com isso, o ex-presidente deu início ao cumprimento da pena e continuará na PF. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado pela articulação do golpe. Como o ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica, a tendência é que a prisão domiciliar não seja concedida. 

Mauro Mendes, aliado político de Bolsonaro, não vê indícios para que o STF mantenha Jair preso em regime fechado.

"Eu, particularmente, acredito, não quero aqui atacar ninguém, mas eu acredito na inocência daquelas pessoas", opinou o governador. "Não houve a prática, na minha opinião, de um golpe. Podem ter pensado, mas não fizeram absolutamente nada", concluiu.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]