Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

16 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 16:59 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 16h:59 - A | A

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lúdio: PT estrutura chapa para atingir quociente eleitoral e garantir vaga de Rosa Neide

Em 2022, a petista pleiteava a reeleição e somou 124 mil votos, mas o partido não atingiu o mínimo de 216,2 mil para conseguir, pelo menos, uma cadeira

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que o partido estrutura chapa para garantir o retorno da ex-deputada federal Rosa Neide (PT) à Brasília. O PT indicou ao PV e PCdoB, demais membros da Federação Brasil da Esperança, nomes testados nas urnas. A estratégia é para que o partido atinja o quociente eleitoral para não repetir o mesmo de 2022 quando Rosa foi a mais votada de Mato Grosso, contabilizando 124 mil votos, mas foi impedida de assumir pois o PT não havia feito o quociente mínimo, de 216,2 mil votos, para conseguir, pelo menos, uma cadeira.

A ex-vereadora por Sinop, Professora Graciele, e o ex-vereador por Cuiabá, Robinson Cireia, além de nomes conhecidos do público, como o ex-juiz Sebastião Julier, estão na lista fechada pelos petistas em convocação geral no último fim de semana. O plano inicial é que Rosa Neide assumisse a disputa ao Senado, ficando com a segunda vaga da chapa da esquerda, ao lado ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), mas a configuração foi repensada a pedido da ex-deputada, atual presidente do PT no estado.

LEIA MAIS: PT de Mato Grosso define chapa para eleger um em Brasília e três na AL

"Rosa Neide é candidata a deputada federal. A Rosa cumprirá com muita qualidade a disputa ao Senado, mas quer retomar o mandato na Câmara, estamos trabalhando a formação da chapa de deputados e deputadas", disse Lúdio Cabral nesta quarta-feira (14).

A construção da chapa à Câmara dos Deputados está avançada, mas o Senado ainda é uma incógnita na esquerda mato-grossense. A presença de Fávaro é inquestionável. O problema é a segunda vaga na chapa. Com o recuo de Rosa Neide, resta o ex-governador Pedro Taques (PSB), ventilado pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em visita a Cuiabá. Lúdio está na ala contrária a Taques na chapa. O deputado estadual, que já está confirmado na disputa à reeleição, endossa a indicação de uma mulher.

"O desenho da nossa chapa à majoritária é um desenho que estamos debatendo. A segunda vaga o PT deve indicar o nome de uma mulher e a Natasha Slhessarenko ao governo", concluiu Lúdio. 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]