O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se manifestou sobre a retirada das peças do acervo do ex-governador Dante de Oliveira da Praça Rachid Jaudy e esclareceu que as peças foram devolvidas, nesta sexta-feira (16), após processo de restauração. Segundo Abilio, após a transferência da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico para o espaço, as visitas ao acervo aumentaram. Ele ainda provocou o sobrinho do ex-governador, Leonardo Oliveira, ressaltando que ele reclamou sobre a retirada temporária do acervo por sua gestão, porém, não fez visitas ao espaço em 2025.
LEIA MAIS: Instituto Dante de Oliveira repudia retirada de memorial e aponta falta de diálogo
"Sei que um sobrinho está reclamando. Mas não temos registro de visita do próprio sobrinho até o local no período de 2025. Agora ele aparece para reclamar", alfinetou o prefeito.
Abilio também lembrou ocorrências criminosas registradas na Rachid Jaudy para justificar o compartilhamento do local dedicado à memória de Dante com a secretaria.
"É melhor um lugar que gera emprego e renda, e o acervo preservado e visitado do que ter um lugar voltado a usuário de drogas e assédio às mulheres", falou.
Entre as peças do acervo do ex-governador, há medalhas, fotos, quadros e uma camisa usada por Dante com referência ao movimento das Diretas Já. A proposta da Prefeitura de Cuiabá é fazer a curadoria das peças e apresentá-las em exposições organizadas em espaços culturais do Município, como o Museu da Caixa d'Água.
A família de Dante manifestou repúdio a forma como a gestão conduziu a retirada das peças sem avisar com antecedência na semana em que passam pela perda da mãe do ex-governador, Maria Benedita Oliveira. "Isso torna a situação ainda mais sensível e dolorosa", diz trecho do documento.
OUTRO LADO
O HNT entrou em contato com Leonardo Oliveira, no entanto, ele ainda não se manifestou sobre a declaração do prefeito. O espaço segue aberto.
VEJA VÍDEO

















