O deputado estadual Elizeu Nascimento oficializou sua saída do PL para assumir o protagonismo no Partido Novo em Mato Grosso. A filiação, ocorrida na noite desta quarta-feira (4) no Parque de Exposições de Cuiabá, sela um projeto estratégico da direita para ampliar sua bancada legislativa.
Classificada pelo próprio parlamentar como um "ato de coragem", a mudança visa garantir que Elizeu atue como o principal puxador de votos da legenda. O partido tem o objetivo audacioso de conquistar pelo menos duas cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e, ao menos, uma vaga federal na Câmara dos Deputados.
A grande guinada pragmática do Novo em MT para 2026 é a confirmação do uso de recursos do Fundo Eleitoral. Segundo Ananias Filho, presidente estadual do PL e articulador da chapa aliada, a verba pública será essencial para dar viabilidade competitiva aos candidatos da sigla.
Apesar de haver um histórico de descontentamento com o PL, devido a desentendimentos relacionados a planos eleitoras da família Nascimento, que não foram acolhidos pela legenda, a saída de Elizeu neste momento não representa um rompimento. Pelo contrário, faz parte de uma engenharia política onde o PL ajuda a encorpar o Novo para evitar a dispersão de votos da direita.
Com Elizeu no Novo, a chapa ganha musculatura para atingir o quociente eleitoral, beneficiando o campo conservador como um todo no estado.
LEIA MAIS: De saída do PL: Elizeu anuncia filiação ao Novo e promete 'varrer a esquerda' em MT



















