O combate à insegurança alimentar em Santa Catarina recebeu um novo impulso com o início da entrega da primeira remessa das 120 toneladas de alimentos que serão distribuídas nos próximos meses. Segundo a Conab, responsável pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), “o objetivo central do programa é duplo: auxiliar pequenos produtores na comercialização de seus cultivos e, simultaneamente, destinar esses produtos para doação em instituições socioassistenciais”.
A operação, realizada na modalidade de Compra com Doação Simultânea, conta com aproximadamente R$ 720 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Conab informa que a aquisição inclui frutas, verduras, legumes, panificados, geleia e pinhão. No total, 72 agricultores familiares de sete municípios participam do fornecimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A entrega dos alimentos também é responsabilidade dos produtores, o que, segundo o programa, garante agilidade à logística. A Conab estima que mais de 17 mil pessoas serão atendidas nos municípios de Cerro Negro, Lages, Florianópolis, São José e Biguaçu.
Os produtos serão destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social de Lages e de Cerro Negro, à Cáritas Diocesana de Lages e às cozinhas solidárias Associação Além dos Olhos de São José, Associação dos Remanescentes do Quilombo Vidal Martins, Casa de Passagem Indígena de Florianópolis e Canja Solidária de Biguaçu. A operação alcança oito instituições no estado.
A Conab destaca que a transparência é fortalecida pelo controle social, com participação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Lages, do Comitê Gestor do PAA de Cerro Negro, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina e da Associação Rede com a Rua. Segundo o órgão, os projetos aprovados no PAA permitem que “os gêneros sejam entregues pelos produtores diretamente às entidades beneficiárias”, como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias.

















