Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

03 de Fevereiro de2026


Área Restrita

Notícias do Agro Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 14:22 - A | A

Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 14h:22 - A | A

Perdas por estresse

Nova tecnologia agrícola atua como uma “vacina” e reduz os efeitos dos estresses nas plantas

Nova solução reduz perdas por estresses abióticos

Administração

Foto: Divulgação

As mudanças climáticas continuam a desafiar a agricultura brasileira. O estresse hídrico provocado por longos períodos de seca, além de outrascondições meteorológicas extremas, pode comprometer a produtividade de i mportantes culturas e gerar perdas significativas para os agricultores.

“Estamos presenciando mudanças climáticas anuais no Brasil. Ano passado, as altas temperaturas predominavam, com alguns estados sofrendo longos períodos de estiagem e o frio mais intenso, tudo isso contribui para o estresse das plantas, principalmente o hídrico, reduzindo sua produção”, explica Everton Molina Campos, engenheiro agrônomo e diretor de marketing da Agrilife Solutions.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Para auxiliar os produtores diante desses desafios, a Agrilife Solutions, empresa brasileira especializada em nutrição eficiente e biosoluções, lançou o VacStress, tecnologia exclusiva composta por uma molécula patenteada com ação sinalizadora que atua como uma “vacina” para as plantas. Essa nova solução reduz e controla perdas produtivas causadas por estresses abióticos, como seca e calor, podendo ser aplicado tanto no tratamento de sementes quanto no sulco de plantio.

O VacStress prepara a planta para respostas naturais rápidas, estimulando osmoprotetores e antioxidantes e mantendo o equilíbrio celular em situações ambientais estressantes. Um exemplo é a prolina, que retém água dentro das células, estabiliza proteínas e membranas e atua como antioxidante, protegendo o metabolismo vegetal mesmo sob condições térmicas adversas.

Esse efeito acontece de forma preventiva, semelhante à vacinação humana, preparando a planta para enfrentar o estresse antes mesmo de ele ocorrer. Com VacStress, a planta aumenta a produção de osmólitos e antioxidantes — substâncias naturais que funcionam como defesa interna. Assim, mesmo em condições de seca ou calor, a planta mantém suas funções vitais ativas e preserva a produtividade. Essa pré-ativação de longa duração desencadeia a capacidade da planta de resistir melhor, responder mais rapidamente e se recuperar de forma mais eficiente após o estresse, proporcionando um efeito duradouro que fortalece sua resiliência ao longo de todo o ciclo de vida.

Testes de campo realizados pela Agrilife Solutions e por consultorias especializadas na cultura do milho mostraram resultados concretos: a produtividade aumentou entre 5,4 e 8,3 sacas por hectare, em comparação com o controle do produtor.

“Ao ouvir agricultores de diferentes regiões do País, desenvolvemos o VacStress para potencializar os mecanismos naturais de defesa das plantas, fortalecendo sua resiliência fisiológica. Nosso objetivo é que o produtor esteja sempre um passo à frente de adversidades como estiagem e excesso de calor, preservando produtividade e rentabilidade mesmo em cenários desafiadores”, afirma Everton.

Pesquisas indicam que plantas tratadas com VacStress estão mais protegidas e se recuperam mais rapidamente de estresses abióticos. A tecnologia promove a produção de osmólitos e antioxidantes, que funcionam como defesa interna, permitindo que a planta mantenha suas funções vitais e preserve a produtividade mesmo em condições adversas. A pré-ativação de longa duração fortalece a resiliência da planta ao longo de todo o ciclo, garantindo maior estabilidade produtiva.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]