O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu o balanço das ações da Secretaria de Estado de Justiça no primeiro semestre de 2025. Durante a reunião, o titular da pasta, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, apresentou dados sobre o combate às facções criminosas, a gestão do sistema prisional e a integração com instituições de segurança pública.
Criada no fim de 2024, a Secretaria de Justiça é considerada pela presidência do TCE-MT como um avanço estratégico no enfrentamento da violência e na implementação de políticas de reintegração social. Sérgio Ricardo também destacou a atuação da Comissão Permanente de Segurança Pública do Tribunal como apoio técnico na formulação e acompanhamento de políticas públicas do setor.
Segundo o secretário, o período foi marcado por reduções nos índices de criminalidade violenta em cidades anteriormente classificadas entre as mais perigosas do país. Ele citou, por exemplo, a queda de 90% nos homicídios em Sorriso nas primeiras semanas de gestão e a marca de 120 dias sem registros desse tipo de crime na região de Cáceres.
As ações fazem parte do programa estadual "Tolerância Zero às Facções Criminosas", que inclui o reforço na segurança das unidades prisionais, com uso de equipamentos como scanners corporais, detectores de metal e aparelhos de raio-X. Conforme o balanço, 151 pessoas foram presas por tentativa de entrada de materiais ilícitos em presídios.
O secretário também mencionou medidas como a padronização de procedimentos operacionais, capacitação de servidores e investimento em tecnologia. Um dos destaques foi a aprovação da Lei do Raio de Segurança Máxima, voltada ao controle de lideranças de facções criminosas dentro do sistema prisional.
Durante o encontro, Teixeira anunciou que Mato Grosso sediará, no final do ano, um encontro nacional com secretários de Justiça, e convidou o presidente do TCE-MT para participar do evento.