Terça-feira, 30 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

30 de Setembro de2025


Área Restrita

Justiça Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 15:56 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 15h:56 - A | A

Bom dia advogado

OAB-BA lança campanha “Indenização por dano moral não é favor, é direito!”

Desenvolvida pela Comissão de Juizados Especiais, iniciativa tem como objetivo combater banalização dos danos morais e reafirmar importância da reparação justa para advocacia

Administração


OAB-BA

Foto-E-mail Pró-UOL

A OAB Bahia lançou, na última sexta-feira (26), a campanha “Indenização por dano moral não é favor, é direito!”. O lançamento aconteceu durante sessão do Conselho Pleno da seccional, realizada na sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade.

Desenvolvida pela Comissão de Juizados Especiais, a iniciativa tem como objetivo combater a banalização dos danos morais e reafirmar a importância da reparação justa para a advocacia e para toda a sociedade. A campanha terá atuação em todo o Estado, com o apoio das 37 subseções da seccional.

De acordo com a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a ação pretende conscientizar a magistratura e a sociedade sobre a gravidade das violações à dignidade humana. “Nosso objetivo é reafirmar que o arbitramento do dano moral não é um favor judicial, mas um direito do cidadão”, pontuou.

O presidente da Comissão de Juizados Especiais, Rod Macedo, destacou que o dano moral é um instituto fundamental do ordenamento jurídico, previsto na Constituição Federal, e que precisa ser tratado com seriedade. “Indenizar de forma justa não é só reparar quem foi lesado, mas também educar e inibir práticas abusivas, garantindo maior respeito ao consumidor, ao trabalhador e ao cidadão em geral. Dano moral valorizado é uma questão de dignidade humana”, reforçou.

Além do lançamento oficial, a campanha terá uma série de ações estratégicas, como atos em fóruns e diálogo direto com magistrados; mobilização regionalizada com retorno da “Caravana do Dano Moral” nas subseções; divulgação em outdoors; criação de materiais digitais; e produção de estudo técnico, com levantamento de decisões dos Juizados e Turmas Recursais da Bahia, com o objetivo de identificar distorções e propor medidas de correção.

Além disso, a OAB-BA irá promover cursos, workshops e audiências públicas sobre o tema, além de reuniões com magistrados e presidentes de Turmas Recursais para discutir critérios de fixação de indenizações. O resultado esperado é fortalecer a OAB como defensora da cidadania, valorizar a advocacia, conscientizar o Judiciário sobre a necessidade de reparações proporcionais e reduzir a impunidade de empresas que descumprem a legislação. 

OAB-BA

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]