O vereador e indígena do povo Xavante, Alex Seredi (Republicanos), de Santo Antônio do Leste (380 km de Cuiabá) esteve em Belém (PA) participando das atividades da COP30. Em entrevista, ele afirmou que participar dos debates internacionais sobre clima e sustentabilidade representa uma conquista histórica para a comunidade que ele representa, a aldeia São Benedito. Segundo o parlamentar, estar nesse espaço amplia a visibilidade das pautas indígenas e fortalece a busca por financiamento para ações de preservação ambiental.
Durante a participação no evento, ele destacou que os povos originários têm muito a contribuir nesse diálogo, especialmente no cuidado com a natureza e na construção de modelos de desenvolvimento que não entrem em choque com a preservação. “A gente está tentando alcançar essa parte do montante, do financiamento. É uma luta nossa”, afirmou.
O vereador reforçou que leva ao encontro internacional a responsabilidade de representar a Câmara Municipal e seu município. “Saindo daqui, vamos estar compartilhando com a base tudo o que discutimos e trabalhamos. É importante viabilizar essa discussão internacional para o município”, disse.
Ele explicou que Santa Antônio do Leste enfrenta desafios urgentes, principalmente no território Ubawawe, onde reside. Segundo o vereador, muitas áreas indígenas vivem “ilhadas”, com limitações geográficas e estruturais, o que torna ainda mais necessária a destinação de recursos para recuperação ambiental e condições dignas de trabalho sustentável.
“Precisamos ter consciência de que é necessário preservar, mas também dar condição para a comunidade trabalhar de forma sustentável”, afirmou. Ele defendeu que agricultura e preservação não devem ser tratadas como inimigas, mas sim como parceiras, desde que haja apoio técnico e financeiro.
O vereador concluiu reforçando que os investimentos reivindicados são essenciais para garantir a autonomia da comunidade indígena, fortalecer práticas produtivas sustentáveis e proteger o território. “É para isso que estamos lutando”, resumiu.
Veja o vídeo:
















