O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta terça-feira (2), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está diretamente envolvido nas negociações em prol de um projeto de anistia. Ele declarou que deve se reunir ainda nesta terça com o chefe estadual.
O governador de São Paulo tem agendas previstas em Brasília nesta tarde. Na segunda-feira (1°), como a CNN mostrou, o avanço de uma proposta de anistia foi debatido por telefone entre Tarcísio e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo Flávio, um novo texto para uma anistia “ampla, geral e irrestrita” está sendo negociado, por deputados e senadores, e deve ser apresentado “nos próximos dias”.
O texto atual que tramita na Câmara anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A intenção de aliados de Bolsonaro é estender o perdão ao ex-presidente para anular suas possíveis condenações e recuperar seus direitos políticos.
Nesta terça, o STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar Bolsonaro e outros sete réus integrantes do "núcleo 1" do que seria um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A tendência é que a nova proposta seja apresentada na Câmara, onde já tramitam outros projetos sobre a anistia e que já estão mais "avançados", segundo Flávio. O autor do novo projeto ainda deve ser definido.
Cotado como possível presidenciável e herdeiro do espólio eleitoral de Bolsonaro, Tarcísio foi ministro do governo anterior. Ele foi lançado na carreira política pelo ex-presidente. Para Flávio, o governador é um “aliado” e alguém “leal” a Bolsonaro.
"Falo com ele [Tarcísio] todos os dias. Tem sido um grande aliado, uma pessoa que é leal ao presidente Bolsonaro, a todo momento está nos ajudando, ajuda na articulação, é uma grande liderança", disse o senador.