A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) publicou nesta sexta-feira (28) o edital 116/2025 para a contratação de empreiteira que fará os projetos que irão nortear as obras de implantação de túnel na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá). O documento detalha que a empresa vencedora do certame será responsável por três projetos: básico, executivo e da execução da construção. A Sinfra classifica o túnel como uma "superestrutura" e especifica que ele será construído no trecho de divisa entre Cuiabá com Chapada.
LEIA MAIS: Mendes critica Ibama e DNIT por travar duplicação da MT-251: "birra"
O túnel terá via dupla com acostamento e pavimentação de concreto. A obra é uma alternativa ao retaludamento que cortariam os paredões do Portão do Inferno, defendido, inicialmente pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) e o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, como solução definitiva os deslizamentos na rodovia.
No entanto, o estudo ténico da licitação diz que a mudança foi necessária após fatores técnicos e ambientais apontaram a inviabilidade do corte dos paredões.
A Sinfra ressalta que o Portão do Inferno está localizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que integra o complexo turístico, atividade que ficaria prejudicada com o retaludamento. Segundo a pasta, a recomendação foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).
"As análises desses órgãos contribuíram para o aperfeiçoamento do processo, reforçando a importância de uma alternativa ambientalmente sustentável, estruturalmente segura e de menor impacto ao entorno do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães", explica.
ENVIO DAS PROPOSTAS
As propostas devem ser entregues até 8 de março. A licitação ocorre em 9 de março e será promovido pelo site da Secretaria Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-MT).
















