A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou a Carta Compromisso para a reativação e fortalecimento da Rede Protege no município. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, durante o encontro intersetorial voltado à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Moretti destacou a importância histórica da iniciativa. “Essa rede é uma articulação intersetorial focada na proteção da infância e adolescência, com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de violência. Parabenizo e me orgulho de toda a articulação realizada pela nossa secretária de Assistência Social, Cristina Saito”, afirmou a prefeita.
Ela reforçou ainda a abrangência da Rede Protege: “É a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar, a educação, a saúde, a Defensoria, a Promotoria, a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Delegacia de Polícia e o Poder Judiciário, todos juntos, numa mesma frente, para proteger o nosso maior patrimônio: nossas crianças. Não há motivo maior para eu estar à frente do município do que tomar decisões como essa, ao lado da secretária. Vamos avançar com a retomada da Rede Protege.”
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, explicou que o encontro teve como objetivo discutir ações concretas de proteção à infância e adolescência. “Precisamos de medidas mais efetivas diante do alto volume de registros de violência contra crianças e adolescentes. Este encontro, realizado em conjunto com os conselheiros tutelares, marca o início de uma construção coletiva em torno de um tema tão importante”, destacou Saito.
O presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), ressaltou a relevância da iniciativa. “Nossos conselheiros tutelares têm papel fundamental, especialmente diante do aumento da violência. Todas as secretarias municipais que desejarem promover ações como essa podem contar com o apoio da Câmara, porque valorizamos o que é bom para Várzea Grande”, afirmou.
Participaram do encontro os vereadores Samir Japonês e Cilcinho Filho; a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eva de Paulo; os conselheiros tutelares de Várzea Grande; o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Douglas Lingiardi; a defensora pública Cleide Regina; a delegada da Polícia Civil, Jannira Laranjeira; o diretor-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso (ACTMT), Nelson Faria; o promotor de justiça de Sinop (MT), Nilton Panovan; e a secretária municipal de Planejamento Urbano de Sinop, Scheila Pedroso.