Domingo, 09 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

09 de Novembro de2025


Área Restrita

Política Domingo, 09 de Novembro de 2025, 13:33 - A | A

Domingo, 09 de Novembro de 2025, 13h:33 - A | A

QUEDA DE BRAÇO 

Mendes critica Ibama e DNIT por travar duplicação da MT-251: "birra"

A obra vai desafogar o trânsito na alta temporada em Chapada dos Guimarães, fomentando o turismo e comércio locais

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por travar a liberação de licenças para a duplicação da MT-251 em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá). Para o governador, por "birra" o órgão não repassa à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) a autorização para emitir a papelada. Conforme Mauro, a Sema já cumpriu essa função em projetos mais complexos, como a construção de usinas hidrelétricas.

A queda de braço entre os governos de Mato Grosso e federal adia o início das obras, prolongando o sofrimento dos moradores de Chapada e empresários, cujos negócios são impactados pela queda de turistas devido os bloqueios no trânsito. Mauro Mendes apontou que essa situação pode se prolongar pelos próximos 10 anos. 

"O grande problema é o tal do Ibama que não faz nada e não deixa a gente fazer. Eles tem uma obrigação de fazer o licenciamento e isso pode demorar 6 anos, 10 anos pois são muito lentos e pedimos para delegar à Sema, mas por birra não passaram pra gente fazer essa obra", disse o governador à Rádio Capital Notícia. 

MT-030 ESTÁ DESCARTADA

A MT-030 é vista com um "plano B" para desafogar os congestionamentos nos períodos de alta temporada. No entanto, Mauro Mendes descartou a obra por ser "muito cara" e não atender os comerciantes que estão na MT-251. A rodovia tem um trecho de serra que demandaria um investimento muito maior, de acordo com Mauro, do que a duplicação. 

"A MT-030 é alternativa, mas é uma obra muito cara e se olhar a parte turística, o comércio está na parte da Chapada e do outro lado não tem nada. E lá tem serra que é uma obra caríssima. É muito mais sensato duplicar a Estrada de Chapada", explicou Mendes. 

PROJETO TÚNEL FOI FINALIZADO

A única evolução na MT-251 é o projeto do túnel que foi finalizado e está na fase de revisão pelos técnicos da Sinfra. O túnel foi uma alternativa às obras de relatudamento que cortariam os paredões do Portão do Inferno para solucionar de forma definitiva os deslizamentos na rodovia. 

"Finalizaram o projeto e esta na área de licitação da Sinfra, estão fazendo a revisão para licitar e fazer o túnel", disse Mauro.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]