O governador Mauro Mendes (UB) voltou a defender a anistia para os condenados do 8 de janeiro. Em vídeo publicado no Instagram, Mauro afirmou que 'muita gente da esquerda' já foi beneficiada com o perdão, inclusive para crimes mais graves. A pauta está em discussão no Congresso e, agora, os esforços são para viabilizar, ao menos, a redução das penas dos manifestantes ligados à extrema direita.
"É muita hipocrisia da esquerda porque tem muita gente da esquerda que já foi anistiada nesse país. Já tiveram torturadores, sequestradores, ladrões de banco da esquerda que foram anistiados. Muita gente que cometeu crimes terríveis pertencentes a esquerda já foram anistiados nesse país então larga de ser hipócrita. Não vi em nenhuma daquelas velhinhas lá, daqueles velhinhos, daquelas pessoas, matando. Aquelas pessoas protestaram", frisou Mendes.
O governador sempre se posicionou contrário às punições duras envolvidos no 8 de janeiro. Durante esse ano, chegou a participar de atos em prol da anistia ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes que ele próprio fosse condenado pelo seu papel na trama golpista. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
"[Os manifestantes] erraram? Claro que erraram. É errado invadir e quebrar patrimônio público, mas já disse e repito, já vi muitas vezes o MST fazer isso no país e não vi nenhuma vez o MST ser condenado a 14, 17 anos de prisão. Invadiram até prédio público, inclusive o próprio Congresso Nacional. Então eu acho que é possível, necessário, dar um tratamento diferenciado para aquelas pessoas", encerrou Mendes.