Nesta terça-feira (23), Primavera do Leste recebeu a visita da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, acompanhada da equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), para mais uma etapa do Programa Ser Família: Mutirão da Cidadania. A agenda foi marcada pela entrega de cartões do programa social, distribuição de 400 kits contendo alimentos, (doces e brinquedos para as crianças), além de filtros de água para famílias que integram o CadÚnico, entre outros serviços oferecidos pelo governo estadual.
A comitiva foi recepcionada no aeroporto municipal pelo prefeito Sérgio Machnic e primeira-dama Selma, a vice-prefeita Iva Viana, secretários e gestores municipais, além de vereadores. Em seguida, todos se deslocaram até o Projeto Creju (Centro de Referência da Juventude), no bairro São José, onde ocorreu a cerimônia de entrega e Virgínia Mendes também conheceu as atividades desenvolvidas junto a crianças e adolescentes.
Durante o encontro o prefeito Sérgio Machnic ressaltou a forte parceria com o governo do Estado e destacou os desafios do município, que hoje ultrapassa 100 mil habitantes e projeta dobrar a população nos próximos dez anos. “O governo estadual tem sido um grande aliado, proporcionando investimentos em todas as áreas. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, à primeira-dama Virgínia e a toda a equipe que tem olhado com atenção para Primavera do Leste. Nossa população precisa de apoio e gestão eficiente, e é isso que estamos procurando entregar”, afirmou o prefeito.
Machnic também apresentou novos pedidos à primeira-dama, entre eles a construção de uma Casa do Autista e de uma creche com capacidade para mil crianças, reforçando a necessidade de ampliar os atendimentos no município. O prefeito inclusive disponibilizou o terreno e reforçou que “esperamos mais estas conquistas para que a nossa população esteja cada vez mais servida de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida”, pontuou.
Em seu discurso, Virgínia Mendes destacou que o Ser Família simboliza superação, esperança e respeito e que o objetivo é ampliar cada vez mais a rede de apoio social no Estado. “O nome Ser Família traduz a essência do programa: olhar com carinho para quem mais precisa, oferecendo oportunidades e dignidade. É sempre uma honra estar em Primavera do Leste e acompanhar de perto a transformação na vida das famílias”, disse a primeira-dama.
Virgínia fez questão de deixar claro que contribuir com municípios os quais têm uma gestão séria, transparente e eficiente como a do prefeito Sérgio Machnic é sempre prazeroso. E ainda confirmou que o município será contemplado com o Ser Família Criança, projeto que prevê a construção de uma unidade educacional voltada ao atendimento infantil. “E espero que a construção seja concluída o mais breve possível, para que eu possa vir inaugurá-la”, afirmou a primeira-dama.
Representando a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Carlotto, a Coordenadora Técnica da SAS, Jonelma Lola, destacou o empenho da equipe da Secretaria e a atuação diária no município. “Nosso trabalho é feito de forma a atender a todos sem distinção, e hoje ver tantas famílias sendo beneficiadas nos enche de orgulho. Nosso trabalho é levar cidadania e qualidade de vida para a população e só nos resta agradecer à primeira-dama e à Setasc”, frisou.
A vereadora Gislaine Yamashita, representando o Legislativo, parabenizou a primeira-dama pela realização do programa e ressaltou a importância das ações conjuntas para atender as famílias em situação de vulnerabilidade.
Já o secretário estadual de Esportes, Davi Moura, e o deputado estadual Beto Dois a Um reforçaram a relevância do mutirão para aproximar o governo da população e oferecer oportunidades reais de melhoria de vida.
Por fim, o secretário de estado de Assistência Social, Klebson Gomes, lembrou que a essência do programa é atender a todos que necessitam. “O Ser Família tem que ser para todo cidadão que precisa. Esse é o nosso compromisso: transformar vidas por meio de ações concretas”, disse.
O Programa foi idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes e coordenado pela Setasc, reunindo uma série de ações voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Com cerca de 20 iniciativas em andamento, o programa tem como objetivo oferecer apoio, dignidade e cidadania para públicos diversos, desde crianças até idosos e pessoas em condições específicas de vulnerabilidade.