O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que o Hospital Central, em Cuiabá, vai começar a regulação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Natal. A unidade administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein será inaugurada nesta sexta-feira (19). Após a filtragem de pacientes, será feito o agendamento de consultas, exames e em janeiro as primeiras cirurgias. Mauro reforçou que a unidade não é porta aberta, ou seja, não atenderá urgência e emergência, sendo voltada a tratamentos de alta complexidade.
"O Hospital Central começa a atender logo após o Natal. É um hospital referência, ele vai começar a receber a regulação, procedimentos de exames e em seguida começam os procedimentos cirúrgicos", falou o governador nesta segunda-feira (15).
LEIA MAIS: Albert Eistein vai receber R$ 2,2 bilhões para gerenciar Hospital Central
Mauro reforçou que a estrutura do Hospital Central é superior às demais unidades de saúde particulares de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) equipou dez salas de cirurgia que contam com tecnologia para procedimentos com robôs e duas salas de hemodinâmica para cateterismo cardíaco e angioplastia.
"O Hospital Central vai ser inaugurado dia 19 e será um hospital de grande qualidade. O Hospital Central vem com esse requinte de qualidade estrututal, qualidade da teconologia embarcada para ser uma referência em Mato Grosso. É melhor que qualquer hospital provado que existe aqui", disse Mendes.
A unidade contará com 287 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a estrutura para realizar, anualmente, uma média de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias. O governo vai repassar ao Albert Einstein cerca de R$ 2,2 bilhões para administrar o Hospital Central durante os cinco primeiros.
Com a parceria, Mato Grosso se tornará o quarto estado do país a ter um hospital público administrado pelo Einstein. O Hospital Central será o sexto hospital público sob gestão da organização, representando um avanço significativo na oferta de atendimento de alta qualidade pelo SUS em todo o estado.















