O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), como candidato à presidência nas eleições 2026. Mauro afirmou que a trajetória de 40 anos na política coloca Caiado como uma das alternativas para a majoritária. O governador voltou a criticar a antecipação do debate eleitoral e ressaltou que o país precisa focar na construção de soluções ao invés de ficar concentrado na polarização entre esquerda e direita.
"O governador Caiado tem 40 anos de trajetória política no Brasil, tem muitos predicados. Acredito que ele é uma boa pessoa e tem todas as qualidades para estar nesse debate", falou Mauro Mendes ao EsferaCast na sexta-feira (26).
LEIA MAIS: Mauro cita briga por espólio de Bolsonaro em 26, mas alerta: "Lula não está morto"
O destaque a Caiado surpreende pois Mauro tem o apoio garantido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à sua candidatura ao Senado e parte da direita continua defendendo Bolsonaro no páreo para 2026, mesmo com entraves jurídicos. Outro nome que não foi levantado por Mendes é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), outra aposta da extrema-direita para a corrida presidencial.
Mauro Mendes detonou a antecipação do debate eleitoral e a "mania" dos brasileiros em escolher políticos por frases de efeito ao invés do seu histórico. "Elegemos muito presidentes com frase de efeito. Elegemos alguém porque ele é 'Caçador de Marajá', porque o Brasil 'vai voltar a sorrir', porque vamos voltar a comer picanha", ironizou o governador lembrando falas do ex-presidente Fernando Collor e do presidente Lula (PT).
"Frases assim podem ser até boas para ganhar a eleição, mas não mudam as realidades e problemas que o Brasil tem e não constrói soluções", concluiu o governador.