Domingo, 25 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

25 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Domingo, 25 de Janeiro de 2026, 07:51 - A | A

Domingo, 25 de Janeiro de 2026, 07h:51 - A | A

TABULEIRO 2026

Gilberto Figueiredo admite saída do UB para viabilizar candidatura a deputado

Secretário de Saúde diz que "matemática eleitoral" define sua mudança de partido e quer grupo onde possa competir de igual para igual

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO/ DO LOCAL

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou que está de malas prontas para deixar o União Brasil (UB). O gestor revelou que a decisão de migrar para uma nova legenda visa garantir sua eleição como deputado estadual em 2026, evitando repetir o cenário de 2022, quando obteve mais votos que 11 parlamentares eleitos, mas não assumiu a cadeira devido às regras da legislação eleitoral.

Figueiredo afirmou que o governador Mauro Mendes (UB) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) já estão cientes de suas articulações.

Para Gilberto, a legislação vigente privilegia quem já detém o mandato e exige uma escolha partidária cirúrgica. Ele defende que, para vencer, precisa estar em uma agremiação onde os votos de legenda e o desempenho dos colegas de chapa sejam equilibrados.

"A matemática não é feita só pelo Gilberto. Na última eleição, tive mais votos que 11 deputados eleitos e não entrei. Tenho que estar em uma agremiação onde eu consiga competir de igual para igual. Já está quase decidido que vou migrar para um novo partido", revelou o secretário.

FIDELIDADE AO GRUPO

Apesar da saída do partido do governador Mauro Mendes, Gilberto reforçou que permanece fiel ao grupo político. Ele destacou que sua missão até março, prazo final para desincompatibilização e troca partidária, é concluir as entregas na saúde e trabalhar pela candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Governo do Estado.

"O compromisso que assumi com o governador é trabalhar muito para eleger o nosso vice-governador como governador. É importante continuarmos nessa curva virtuosa que o Estado atravessa", pontuou.

VÍDEO

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]