Sábado, 30 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,44 | EURO R$ 6,36

30 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 18:07 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 18h:07 - A | A

LIDERADO POR DEPUTADA

Força Lilás reúne especialistas e mulheres em evento contra a violência em Cuiabá

Com mais de 150 mulheres inscritas, encontro reúne especialistas e lideranças para discutir enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso.

Conteúdo Hipernotícias

A deputada federal Gisela Simona (União-MT) encerra neste sábado (30), em Cuiabá, o ciclo de debates do Agosto Lilás com o evento Força Lilás. Com mais de 150 mulheres inscritas de diferentes bairros, o encontro reúne especialistas, lideranças políticas e representantes da sociedade civil para discutir formas de enfrentar a violência contra a mulher em Mato Grosso e transformar conscientização em ação.

Durante todo o mês, a parlamentar participou de encontros, rodas de conversa e entrevistas em diferentes cidades do estado, reforçando a necessidade de ampliar a rede de proteção às mulheres, o acesso à informação e alternativas para aquelas que ainda vivem em relacionamentos abusivos.

“O Força Lilás não é apenas um encerramento simbólico do Agosto Lilás, mas a transformação da conscientização em ação. Precisamos garantir que nenhuma mulher enfrente sozinha o ciclo da violência”, destacou Gisela.

Mais de 150 mulheres de 15 bairros de Cuiabá e Várzea Grande confirmaram presença no evento, que também contará com palestras e depoimentos de superação, como a da psicanalista Kalyan Paes de Barros (“A Estrela é Você”) e da campeã mundial de Muay Thai, Inaléia Ferreira.

Violência em números alarmantes

Gisela lembrou que, apesar dos avanços, Mato Grosso segue entre os estados mais violentos para mulheres. Pelo segundo ano consecutivo, lidera o ranking nacional de feminicídios e concentra quatro das sete cidades brasileiras com as maiores taxas de estupro e estupro de vulnerável: Sorriso, Tangará da Serra, Sinop e Cuiabá.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 mostram que o Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, com a subnotificação ainda como um dos maiores desafios, já que a maioria dos crimes acontece no ambiente doméstico e é praticada por pessoas próximas às vítimas.

Atuação parlamentar Na Câmara Federal, Gisela Simona lidera a bancada feminina do União Brasil e foi relatora do Pacote Antifeminicídio, que transformou o feminicídio em crime autônomo, aumentando a pena para até 40 anos.

Também é autora da lei que garante 1 minuto diário no programa Voz do Brasil para divulgação de canais de atendimento às vítimas de violência. Outras iniciativas seguem em tramitação, com foco no fortalecimento da rede de acolhimento e proteção.

Serviço

Evento: Força Lilás – encerramento do Agosto Lilás

Data: 30 de agosto (sábado)

Hora: 9h

Local: Espaço Sebrae – Goiabeiras Shopping – Cuiabá 

 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]