A deputada estadual Janaina Riva (MDB) utilizou as redes sociais para lamentar o feminicídio da jovem Maquiane de Brito Arruda, de 28 anos, na noite de quinta-feira (28), no município de Novo Santo Antônio (943 km de Cuiabá). A vítima foi esfaqueada até a morte pelo ex-companheiro na frente das filhas e da mãe. Após o feminicídio, o suspeito, também de 28 anos, fugiu e até o momento não foi localizado pelas forças de Segurança.
De janeiro até o final de agosto, 37 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso, dez a menos do que o ano inteiro de 2024. O estado é o que mais mata mulheres no país, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
“É a 37ª vítima do nosso estado, o estado que mais mata mulheres no Brasil. É revoltante”, publicou.
A parlamentar também indignou-se pelo tema, segundo ela, ser desprezado por lideranças do Estado. A fala parece se referir aos pares do legislativo mato-grossense. Isso porque a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iria investigar feminicídios não recebeu as assinaturas necessárias e afundou na Casa de Leis estadual.
“Que tristeza ver que esse assunto tem sido menosprezado por muitos, especialmente por aqueles que poderiam fazer a diferença com ações de proteção às mulheres mato-grossenses”, pontuou.
LEIA MAIS: Mulher é esfaqueada até a morte na frente da mãe após voltar da Igreja
VEJA VÍDEO