Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, manifestou-se veementemente contrário à possibilidade de o distrito de Nova Poxoréu ser anexado ao município de Primavera do Leste. Segundo ele, a mudança representaria mais uma perda significativa para Poxoréu, que já acumula prejuízos históricos em território, população e instituições públicas.
“Poxoréu já perdeu muito ao longo dos anos. Perdemos arrecadação, perdemos pessoas e também órgãos importantes. Agora, podemos perder ainda mais”, declarou o gestor.
Um dos exemplos citados é a disputa judicial envolvendo a área onde está instalada a empresa Valoren, que antes gerava mais de R$ 400 mil por mês em tributos para Poxoréu. A empresa, com a mudança de domicílio fiscal, passou a contribuir com Primavera do Leste.
O prefeito destaca que os problemas enfrentados pela região da Nova Poxoréu não estão relacionados à sua localização geográfica, mas sim à escassez de investimentos. Segundo ele, a solução está na construção de parcerias entre os municípios envolvidos e o Governo do Estado, além da busca por emendas parlamentares e apoio federal.
“Se o distrito for mesmo transferido, além do território e da arrecadação, Poxoréu pode perder instituições fundamentais, como a comarca, a zona eleitoral, o cartório de registro civil e o cartório eleitoral”, alertou.
Ele também ressaltou que, com os dados atualizados do último Censo Demográfico, o município deverá registrar um pequeno aumento em sua receita, o que ajudará a manter a infraestrutura. No entanto, reforça que isso não será suficiente caso haja mais perdas territoriais e populacionais.
“Poxoréu já ajudou muito Primavera do Leste. Por que tirar mais de nós? Por que não nos ajudar também?”, questiona ele, em apelo direto à classe política.
Por fim, o ex-gestor municipal pediu união de forças entre a população, lideranças locais e representantes políticos para garantir recursos e resolver os problemas da Nova Poxoréu sem que o município de Poxoréu seja ainda mais prejudicado.
“É hora de refletir com seriedade. Poxoréu merece respeito, investimento e valorização”, finalizou