O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, oficializou, nesta sexta-feira (8), sua saída do MDB. Anúncio foi feito concomitantemente ao encontro estadual do partido, que não contou com a participação do ex-prefeito. Agora, Emanuel seguirá a trajetória política no PSD, presidido em Mato Grosso pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, conforme publicação feita em suas redes sociais.
A saída de Emanuel ocorre em meio a uma guinada do MDB mato-grossense à direita, endossada principalmente pela ala ligada à deputada estadual Janaina Riva. O partido vinha sendo palco de embates internos desde as eleições de 2020, quando Emanuel se reelegeu à prefeitura de Cuiabá. Na época, Janaina se negou a apoiar o correligionário.
Em 2024, o conflito reapareceu com a candidatura de Domingos Kennedy à prefeitura, enquanto Janaina defendia aliança com Eduardo Botelho. Passado o período eleitoral, houve reconciliação no partido, mas os projetos políticos para 2026 continuaram distintos. Janaína, pré-candidata ao Senado, tenta virar o leme do partido para direita e, com a aposentadoria do presidente da sigla, Carlos Bezerra, pretendia assumir o comando do barco.
Em contrapartida, Emanuel ofereceu resistência à ideologia e manteve forte ligação com o governo Lula (PT), do qual seu filho, o deputado federal Emanuelzinho (MDB), é vice-líder na Câmara de Deputados. Somado a isso, a proximidade com o ministro Carlos Fávaro tornou natural o caminho do ex-prefeito para o PSD. Emanuelzinho também antecipou que deve seguir os passos do pai, mas, por estar no exercício do mandato, precisa aguardar a janela partidária em 2026.
Nas redes sociais, Emanuel Pinheiro registrou admiração, gratidão e reconhecimento pelos líderes do MDB, incluindo os deputados Baleia Rossi e Isnaldo Bulhões, além de Carlos Bezerra, Teté Bezerra, Totó Parente e o advogado Francisco Faiad, a quem se referiu como seu 'companheiro de todas as horas'.
"Acredito firmemente que nada acontece por acaso. A mão de DEUS sempre guiou os meus caminhos. Saio com a alma serena, grato por tudo o que vivemos e com certeza de que plantei sementes de fé, trabalho e esperança. Mas a vida pública é feita de ciclos. E agora, com o coração sereno e cheio de esperança, anuncio minha chegada ao PSD. Entro nessa nova fase com humildade, com a mesma paixão por servir e com a firme convicção de que, sob as bençãos de DEUS e com o apoio do povo, podemos avançar ainda mais", escreveu Emanuel.
Na publicação, em tom progressista, Emanuel fez críticas implícitas ao eterno desafeto, o governador Mauro Mendes (UB), falando sobre a construção de uma agenda para o Estado que seja pautada na humanização.
"Não adianta sermos um Estado rico e um povo pobre. O Estado vai bem quando o povo está bem. O desenvolvimento econômico tem que ser o esteio, a base do desenvolvimento humano e social. A justiça social é o caminho, é o objetivo, é a única forma de alcançar a dignidade da pessoa humana", disparou.