Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

30 de Dezembro de2025


Área Restrita

Política Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025, 09:02 - A | A

Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025, 09h:02 - A | A

RETROSPECTIVA 2025

Abilio proíbe linguagem neutra em evento da Prefeitura e repercute nacionalmente

Abilio Brunini ganhou espaço na mídia nacional ao interromper professora em evento de saúde pública.

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O uso da linguagem neutra em um evento da Prefeitura de Cuiabá acabou se tornando manchetes em sites de notícias por todo o país, em julho de 2025. Isso, porque o prefeito da Capital, Abilio Brunini (PL), interrompeu uma fala de uma palestrante após ela saudar a "todas, todos e todes".

O episódio ocorreu no dia 30 de julho, quando a professora Maria Inês da Silva Barbosa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciava a sua fala na abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá.

Abilio interrompeu a fala da professora para pedir que ela não usasse linguagem neutra durante o evento.

“Se a senhora não se sentir á vontade em fazer uma apresentação que discuta a saúde sem doutrinação ideológica, eu vou suspender a apresentação”, disse o prefeito, que foi vaiado pelos presentes.

Após a repercussão do caso, o prefeito ainda foi filmado, no mesmo evento, com o coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) em Mato Grosso, Julian Tacanã. Ele disse à Abilio que o uso da linguagem neutra era uma forma de demonstrar respeito à população LGBT+.

"Todes não existe na língua portuguesa. Enquanto isso não for mudado, a gente vai cobrar a aplicação da Língua Portuguesa", disse o prefeito.

O caso repercutiu nacionalmente, com postagens feitas pelo Mídia Ninja e pela influenciadora Cíntia Chagas, além de notas de repúdio emitidas pelo Partido dos Trabalhadores, o Ministério Público Federal (MPF) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

“Quero agradecer a todas as notas de repúdio que vocês estão fazendo. Significa que nós estamos no caminho certo. Continuem fazendo. Gastem papel, tempo, usem inteligência artificial...”, disse o prefeito, em tom de deboche, em resposta às manifestações.

Por causa do episódio, o prefeito de Cuiabá chegou à marca de um milhão de seguidores na rede social Instagram.

Em 18 de novembro, um dia após o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), emitir decreto proibindo o uso da linguagem neutra na administração pública federal, Abilio voltou a fala do assunto, em coletiva de imprensa na Câmara de Cuiabá.

"Apareceu aí um monte de esquerdista me rufando o pau. E o resultado? O Lula não aguentou a pressão e cedeu. Você podia falar que o Lula está me copiando", disse.

"Agora também estou esperando o abaixo-assinado do pessoal do Conselho da Saúde de Cuiabá reclamando que o Lula é uma pessoa que eles não querem mais aqui porque ele foi contra a linguagem neutra", disse.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]