Sábado, 02 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,43

02 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Sábado, 02 de Agosto de 2025, 10:00 - A | A

Sábado, 02 de Agosto de 2025, 10h:00 - A | A

"TODES"

Abilio ironiza notas de repúdio após polêmica sobre linguagem neutra em evento da Saúde

Após repreender professora por uso de linguagem neutra, prefeito de Cuiabá diz que manifestações contrárias mostram que está "no caminho certo".

Conteúdo Hipernotícias

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a gerar repercussão nas redes socias ao ironizar as manifestações de repúdio feitas por entidades após um episódio de confronto verbal entre ele e a professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Inês da Silva Barbosa durante a Conferência Municipal de Saúde, realizado esta semana em Cuiabá. Em vídeo publicado no instagram, Abilio agradeceu sarcasticamente à esquerda pelas notas publicadas contra ele, dizendo que isso “significa que estamos no caminho certo”. (Assista ao final). 

“Quero agradecer a todas as notas de repúdio que vocês estão fazendo. Significa que nós estamos no caminho certo. Continuem fazendo. Gastem papel, tempo, usem inteligência artificial...”, disse o prefeito, em tom de deboche. Ele ainda argumentou que a notas podem acontinuar a ser emitidas, pois a maioria dos documentos “não está em pronome neutro”, o que, segundo ele, estaria em conformidade com a norma culta da língua portuguesa.

A fala de Abilio acontece dias após o embate com a professora Maria Inês da Silva Barbosa, durante uma plenária doa Conferência. Na ocasião, a educadora usou o termo “todes” ao se referir ao público atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo imediatamente interrompida pelo prefeito. Ele ameaçou cancelar a participação dela caso insistisse no uso da linguagem neutra. A professora defendeu o seu ponto, foi aplaudida pelos presentes, enquanto Abílio foi vaiado, mas ela preferiu interromper a apresentação. 

O episódio provocou reações de diversos setores da sociedade civil e entidades ligadas à saúde pública e aos direitos humanos. O próprio Conselho Nacional de Saúde emitiu nota oficial de repúdio à conduta do gestor cuiabano, destacando o desrespeito à liberdade de expressão e à diversidade. Também se manifestaram a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e o Odara – Instituto da Mulher Negra, além de outros coletivos e organizações.

A situação ainda gerou um novo confronto entre Abilio e o coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) em Mato Grosso, Julian Tacanã. Eles trocaram acusações após o posicionamento do prefeito contra a linguagem inclusiva.

LEIA MAIS:  Abilio e militante do movimento LGBT batem boca em conferência; veja vídeo 

 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]