O economista e ex-secretário-adjunto da Fazenda de Mato Grosso, Vivaldo Lopes, disse ao HNT TV Entrevista que não há precedentes na história de um 'nacional' - em referência direta ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - que tenha ido ao Estados Unidos (EUA) para conspirar contra o Brasil.
Vivaldo ainda falou que não acredita na influência de Eduardo sobre o presidente norte-americano como o bolsonarista tem afirmado nas redes sociais. Para o economista é uma "imbecialidade" o deputado usar as redes sociais para espalhar tais boatos.
"Não há na história nenhum presidente que tenha tripudiado tanto contra o Brasil quanto o atual presidente. E também não tem registro na história de um cidadão, um político brasileiro que representa boa parte da sociedade de São Paulo, ele foi eleito para São Paulo, sair daqui e acampar lá nos Estados Unidos para conspirar contra o Brasil. Não tem no registro da história brasileira, nem nos Estados Unidos, esses dois tipos de atitude", observou Vivaldo Lopes.
Eduardo está em Washington e foi flagrado algumas vezes rondando a Casa Branca. A jornalistas brasileiros, ele afirma que mantém contato com assessores do gabinete de Trump e que endossa as sanções do presidente ao Brasil como forma de pressionar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para rever as cautelares ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Vivaldo reconhece que há um viés político por parte de Trump para tentar manipular o Judiciário do Brasil e enfraquecer a imagem de governança do presidente Lula. Mas fez ressalvas.
"Não vejo que tenha essa influência toda. Mas tem divulgado muito isso. Esse excesso de divulgação cai na imbecilidade, que aí está abrindo mão do tal do patriota, que está atuando contra a soberania brasileira, contra a democracia brasileira, contra o judiciário brasileiro", opinou o economista ao podcast.
VEJA VÍDEO