Uma enfermeira foi presa nesta quarta-feira (13) em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá), em cumprimento a um mandado de prisão no âmbito da Operação Shamar. Ela é suspeita de envolvimento em casos de abuso infantil. A profissional, que atuava em serviços de ultrassonografia, faria parte de uma rede criminosa liderada pelo médico e ex-vereador de Canarana (a 642 km de Cuiabá), Thiago Ianes Bitencourt.
De acordo com informações apuradas pelo HNT, a enfermeira admitiu, de maneira informal durante a condução, que produzia e compartilhava conteúdo de exploração sexual infantil sob coação do médico. As investigações indicam que os crimes eram cometidos contra crianças a mando do ex-parlamentar, que possuía conteúdo íntimo da mulher e, supostamente, a chantageava para cometer os crimes contra crianças às quais tinha acesso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O boletim de ocorrência, registrado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis, aponta que a prisão foi cumprida no interior de uma clínica de ultrassom e radiografia localizada no bairro Vila Operária.
Segundo os investigadores, a prisão reforça a tese de que o médico de Canarana não atuava sozinho e contava com a colaboração de outros integrantes na execução dos crimes. A identidade da enfermeira não foi divulgada pelas autoridades.
As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos na rede de abuso infantil e responsabilizá-los criminalmente.
Relembre o caso
Thiago Bitencourt Ianhes Barbosa, 40 anos, médico e ex-vereador por Canarana, foi preso preventivamente em maio de 2025 sob suspeita de armazenar e divulgar imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele responde a quatro inquéritos policiais já concluídos e foi formalmente indiciado por diversos crimes de natureza sexual.
Em julho, um sargento da Aeronáutica, de 41 anos, foi preso em flagrante em Recife (PE), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Verdades Secretas, que investiga uma rede de crimes sexuais contra menores liderada pelo médico. A prisão foi conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso por meio da Delegacia de Polícia de Canarana.
LEIA MAIS: Polícia prende Sargento da Aeronáutica ligado a rede de pedofilia comandada por médico de MT
A investigação apura a suspeita de produção, armazenamento e possível compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.
Operação Shamar
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar será realizada durante todo o mês de agosto e conta com a adesão dos 26 estados e do Distrito Federal.
O objetivo principal é intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio no Brasil. Shamar é uma palavra hebraica que significa "cuidar, aguardar, proteger, vigiar".