A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPim) prendeu o maior desbloqueador de celulares do Rio de Janeiro (RJ), durante a Operação Rastreio. Ele foi detido nesta sexta-feira (9/5), na própria casa, na Baixada Fluminense (RJ).
A Polícia Civil do estado (PCRJ) descobriu que o criminoso ministrava cursos on-line de técnicas de desbloqueio e atendia a quadrilhas de todo o país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação, durante a operação para cumprimento de três mandados de busca e apreensão. O investigado também deve responder pelo delito de associação criminosa, decorrente de outro inquérito.
Operação Rastreio
De acordo com as investigações, o homem atuava remotamente, sendo capaz de desbloquear aparelhos localizados em qualquer parte do país. Ele participava de grupos virtuais com integrantes de diversos estados brasileiros, ampliando o alcance da atuação.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam três notebooks, cerca de 15 celulares, um simulacro de pistola e um bloqueador de sinal — equipamento utilizado em roubos de carga para impedir o rastreamento de veículos.
O objetivo da Operação Rastreio é combater o roubo, o furto e a receptação de celulares. As ações policiais iniciaram no último dia 3 de maio e já resultaram em mais de 200 aparelhos recuperados, que serão analisados e restituídos aos legítimos proprietários.