Segundo a análise semanal do Imea, divulgada na segunda-feira (8), “o preço do leite mato-grossense registrou a primeira queda do ano após seis meses de alta”. O instituto informou que “o produtor recebeu, em média, R$ 2,31 por litro pelo leite captado em julho de 2025, valor 2,29% inferior ao do mês anterior”. O boletim destacou que “apesar da retração, esse foi o segundo maior valor registrado para o mês, atrás apenas de julho de 2022, que segue como o maior valor da série histórica”.
Ainda conforme o Imea, “mesmo com a queda no preço, o movimento não esteve atrelado à maior disponibilidade de leite no estado, uma vez que o Índice de Captação de Leite (ICAP-L) seguiu em retração e atingiu 45,03% (-1,28 p.p.), o menor patamar do ano”. Segundo o instituto, “a redução reflete a menor capacidade dos elos finais da cadeia de absorver novos reajustes, após sucessivos aumentos ao longo de 2025, inclusive em períodos tradicionalmente marcados por desvalorização”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O Imea acrescentou que “nesse contexto, os derivados lácteos do estado têm perdido espaço nas gôndolas, devido à menor competitividade frente a produtos de outros estados, mais atrativos em termos de preço”.