Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

26 de Janeiro de2026


Área Restrita

Justiça Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026, 17:11 - A | A

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026, 17h:11 - A | A

RECURSO NEGADO

TRE-MT mantém mandatos de vereadores petistas indígenas acusados de usar “candidaturas laranjas”

Corte eleitoral rejeita recurso do PRB e confirma validade dos diplomas dos vereadores eleitos em 2024

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) rejeitou por unanimidade, em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (26), recurso do Partido Republicano Brasileiro (PRB) que questionava a regularidade das candidaturas de vereadores indígenas da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) em Campinápolis (565 km de Cuiabá).

A decisão confirma sentença anterior que julgou improcedente ação de investigação judicial eleitoral ajuizada contra os candidatos Pedro Paulo Sereparan, Deonísio Tso Utuomore, Luiz Carlos Tseremeywa, Gininho Oopre e as candidatas Fabiana Cristina Barboza e Lidiane Pedazahoti Io. Desses, Pedro Paulo e Deonísio, ambos do PT, foram eleitos.

A ação original alegava que as candidatas femininas, Fabiana e Lidiane, seriam “laranjas” já que obtiveram apenas 21 e 34 votos.

Na decisão desta semana, os sete membros do TRE-MT, presididos pela desembargadora Serly Marcondes Alves, rejeitaram preliminar suscitada pelo PRB e negaram provimento ao recurso, mantendo integralmente a sentença de primeiro grau.

Com a decisão, permanecem válidos os diplomas dos vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Campinápolis, município com significativa população indígena Xavante.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]