O 12º módulo do MBA em Gestão de Cidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, no auditório da Escola Superior de Contas. A atividade contará com a participação da professora María Ruiz Dourado, da Universidad de Castilla (Espanha), que ministrará a aula “Implicaciones del Reglamento Europeo de Protección de Datos y de la Ley Europea de Inteligencia Artificial en el Proceso de Transformación Digital”.
Especialista em Direito Constitucional, María também é coordenadora de Relações Internacionais e possui doutorado com menção internacional pela Universidad de Castilla. Durante a apresentação, abordará os impactos de marcos regulatórios sobre a adoção de tecnologias digitais, incluindo regras para proteção de dados, uso ético e transparente da inteligência artificial, além de reflexos em modelos de negócios, inovação e governança digital.
A jurista possui ainda doutorado em Ciências Jurídicas, Justiça Constitucional e Direitos Fundamentais, desenvolvido em parceria com a Universidade de Pisa, pesquisa que lhe rendeu o Prêmio Extraordinário de melhor doutorado da Universidad de Castilla.
A aula será transmitida ao vivo pelo canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).
O MBA em Gestão de Cidades integra a estratégia da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, tem carga horária de 360 horas e reúne cerca de mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores estaduais.
O curso é realizado em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), por meio da Escola Superior de Contas, sob coordenação do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.