Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde aprovaram, com pequenas ressalvas, o Plano Municipal de Saúde (PMS) em reunião realizada nesta quinta-feira (28), na Casa dos Conselhos.
O plano abrange o planejamento da pasta para os próximos quatro anos e foi apresentado na última terça-feira (26) com a participação de conselheiros, vereadores e representantes da comunidade.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, informou que as ressalvas apontadas foram corrigidas. Segundo ela, o plano foi elaborado com base nas demandas do município, nas projeções de crescimento e no Plano de Governo da atual gestão.
O documento incorpora contribuições da comunidade obtidas por meio das conferências municipais, alinhadas aos instrumentos de planejamento público, como PPA, LDO e LOA.
“O Plano Municipal de Saúde é o principal instrumento para organizar as ações que serão realizadas ano a ano. A proposta é elaborada no primeiro ano de um novo mandato, contemplando todas as metas para os próximos quatro anos”, explicou a secretária.
O PMS apresenta cerca de 100 itens, abrangendo gestão, educação, Atenção Primária à Saúde, assistência farmacêutica, vigilância e média e alta complexidade.
A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Loreni Serafin, destacou que o plano estabelece o direcionamento das ações e contribui para propostas viáveis de implementação no município. “Um plano bem elaborado define diretrizes, reduz erros e aumenta a capacidade de atender às demandas da população”, afirmou.
Além do PMS, os conselheiros aprovaram o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (Pameps), voltado ao planejamento e organização das ações de formação dos servidores municipais.