O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acompanhou, neste domingo (26), a aplicação do 4º Exame Nacional da Magistratura (ENAM 2025.2), realizado na Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia, em Cuiabá. Ao todo, 478 candidatos participaram da prova na capital mato-grossense. O exame é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O ENAM é requisito obrigatório para bacharéis em Direito que desejam ingressar na carreira da magistratura em todo o país. Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJMT, Túlio Dualib Alves de Sousa, responsável pela fiscalização da aplicação em Cuiabá, o exame amplia o número de candidatos aptos a participar de concursos públicos para magistratura. Em todo o Brasil, foram registrados cerca de 28 mil inscritos.
Durante a aplicação, histórias de superação e dedicação marcaram o dia. A servidora pública Márcia Elis Ribeiro da Costa, de 55 anos, prestou o exame mais uma vez em busca do sonho de se tornar juíza. Já o assessor jurídico Vinícius Pereira de Sousa, de 24 anos, participou pela primeira vez, motivado pela experiência profissional no Fórum de Primavera do Leste. A advogada Jéssica Medina, de 31 anos, também esteve entre os candidatos e destacou os desafios de conciliar trabalho e estudos.
Atualmente, o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com 318 magistrados em atividade, distribuídos em 79 comarcas. Desses, 274 são juízes, 6 juízes substitutos e 38 desembargadores.
A prova do ENAM é composta por 80 questões de múltipla escolha, abordando temas como Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Empresarial, Processual Civil, Direitos Humanos, Formação Humanística e Noções Gerais de Direito.














