O morango, além de saboroso e versátil, pode ser um grande aliado da saúde. Pesquisas recentes mostraram que incluir a fruta na dieta de forma regular traz benefícios importantes para o coração e para o metabolismo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Durante o 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), pesquisadores apresentaram dados que apontam efeitos positivos do consumo diário da fruta. A recomendação é simples: cerca de oito morangos por dia já são suficientes para colaborar com a saúde cardíaca e reduzir o colesterol.
“O estudo ‘Global Burden of Disease’ mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a ‘lacuna de frutas’, precisamos aumentar a quantidade total consumida, bem como a diversidade de frutas na dieta”, diz Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.
De acordo com a professora, o acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos.
Benefícios do morango comprovados pela ciência
Pesquisas anteriores já haviam indicado que o morango tem impacto positivo na saúde cardiometabólica. Entre os resultados mais relevantes, estão:
- Redução do colesterol total e do LDL (o chamado “colesterol ruim”);
- Melhora da elasticidade e do relaxamento dos vasos sanguíneos;
- Menor inflamação, estresse oxidativo e resistência à insulina;
- Controle do açúcar no sangue.


















