As primeiras-ministras do Japão e da Itália, Sanae Takaichi e Giorgia Meloni, respectivamente, se reuniram em Tóquio nesta sexta-feira (16/1), no Kantei, residência oficial da premiê japonesa. O encontro marca o 160º ano de relações diplomáticas entre os países.
Segundo Takaichi, as duas conversaram sobre a cooperação bilateral em áreas como segurança e economia, incluindo o fortalecimento da cadeia de suprimentos de minerais críticos, espaço e ciência e tecnologia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Takaichi afirmou que a conversa estendeu-se também para situações diplomáticas internacionais, como a da Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde 2022, e da região Indo-Pacífica.
“A Itália e eu compartilhamos os mesmos valores e princípios, e temos cooperado em diversas áreas até o momento”, afirmou Takaichi.
Takaichi e Meloni são conhecidas por serem políticas com fortes ideais à direita. A premiê japonesa ressaltou que o encontro vai elevar entre os países de “parceria estratégica” para uma “parceria estratégica especial”. Já Meloni afirmou que a reunião fortaleceu uma “relação baseada no respeito mútuo, amizade e valores compartilhados”.
“A Itália e o Japão são parceiros confiáveis, capazes de trabalhar juntos pela estabilidade, crescimento e uma ordem internacional baseada em regras, diálogo e responsabilidade”, declarou a premiê italiana.


















