PEREIRA ALVES C/ASSESSORIA
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Foto-Terra Magna
O amendoim se consolida como alternativa para o cultivo de segunda safra, ganhando espaço em áreas de Mato Grosso, incluindo o município de Primavera do Leste. O município de Primavera do Leste aliás, é um dos locais de atuação da Empaer-MT no estado para avaliar linhagens de amendoim, testando materiais genéticos para a região.
O plantio direto do amendoim no Cerrado é recomendado, usando a palhada de culturas anteriores (como soja) para proteger o solo contra a alta intensidade de sol e chuvas, melhorando a conservação da água e a estrutura da terra.
O amendoim tem apresentado alto potencial de faturamento, com produtividades que podem superar o dobro do valor por hectare da soja, atraindo produtores rurais em busca de alternativas à safrinha de milho.
A produção de amendoim em Mato Grosso é incentivada pelo governo estadual, com foco no aumento da área cultivada e na atração de indústrias de processamento para agregar valor à matéria-prima. O amendoim é uma leguminosa de origem sul-americana. Rico em óleo, proteínas e vitaminas, era uma importante fonte de energia utilizada intensamente na alimentação dos indígenas antes da colonização. Nos dias atuais o amendoim é um produto conhecido e apreciado em praticamente todos os países pelo seu incomparável sabor e versatilidade de uso em pratos salgados, doces e indústria.
Dono do maior rebanho bovino do país e um dos grandes produtores de soja, algodão e milho, Mato Grosso tem investido em 'culturas alternativas' que tentam ganhar espaço na economia do estado. Algumas culturas, como o gergelim, amendoim, mamona e sorgo, são tidas como segunda opção de muitos produtores nos intervalos de cada plantação e colheita.




















