O presidente Lula afirmou que pretende levar Janja ao encontro com Donald Trump, que ainda não tem data definida. A fala foi feita durante a abertura da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres - colegiado que foi extinto há quase 10 anos e retomado agora.
O presidente fez vários afagos às mulheres e disse que Janja é a mulher mais bem casada do planeta terra. Ao dizer que vai levá-la ao encontro com o norte-americano, Janja riu e fez um sinal negativo com as mãos.
No ano passado, Janja gerou um mal estar no cenário internacional ao xingar Elon Musk em uma reunião do G20, que contou com a presença de vários chefes de estado. Neste ano, foi criticada internamente por falar dos efeitos negativos do Tik Tok em um jantar com o presidente chinês, Xi Jin Ping. Nesta segunda, Lula disse que quer que Trump a conheça.
O presidente sancionou a lei que prorroga o pagamento do salário maternidade para incluir, além dos 120 dias, o tempo que a mãe ficar internada, caso ele seja superior a DUAS semanas. No discurso, Lula voltou a cobrar a regulamentação da lei que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres, sancionada há mais de dois anos. O presidente reconheceu que isso vai levar tempo e demanda muita luta.
Lula ouviu várias cobranças de mulheres no evento, como a ampliação ao direito ao aborto e a nomeação de uma mulher ao Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, Jorge Messias, atual advogado geral da União, é apontado como favorito de Lula para suceder Luis Roberto Barroso, caso o ministro deixe a corte antes do prazo.