Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

29 de Setembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 07:57 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 07h:57 - A | A

Troca de comando no STF

Ministro Edson Fachin toma posse como presidente do STF nesta segunda (29)

Edson Fachin ficará à frente da Corte até 2027 e terá como vice o ministro Alexandre de Moraes

Administração

Por 
Redação-CBN 
Foto-Terras de Direito

O ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (29). A cerimônia está marcada para as 16h e vai contar com a participação de autoridades dos Três Poderes, como o presidente Lula.

Edson Fachin ficará à frente da Corte até 2027 e terá como vice o ministro Alexandre de Moraes. Com perfil mais discreto, ele substitui Luís Roberto Barroso e também presidirá o Conselho Nacional de Justiça pelos próximos dois anos: 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

'É como uma corrida de revezamento. O bastão agora chegou aqui e recebo com o sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir'. 

Fachin assume o STF em meio ao julgamento da trama golpista. O novo presidente do STF terá o desafio de administrar as tensões entre os Poderes e setores ligados ao ex-presidente Bolsonaro. Para o pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos Camilo Onoda Caldas, Fachin deve priorizar o colegiado e a previsibilidade das pautas, o que deve contribuir para diminuir a tensão: 

'O ministro é bastante comedido nas suas declarações públicas e na sua relação com a imprensa. Portanto, age de uma forma diferente de outros colegas, tende a diminuir a temperatura de conflitos e, portanto, colaborar para um certo apaziguamento com outros Poderes ou personagens políticos'. 

O ministro Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência do Supremo nesta segunda, voltou a falar em aposentadoria. Ele tem 67 anos e pode ficar no STF até 2033, quando completa 75.bEm entrevista à Globonews, ele disse que vai decidir se antecipa a saída depois de um retiro espiritual de uma semana, que fará no final de outubro, fora do país: 

'Às vezes, tenho a sensação de já ter cumprido um ciclo. Eu gosto de vida acadêmica, como você sabe, tinha alguns convites nos Estados Unidos, tem convites de outras partes do mundo. Se for para ficar no setor público, eu ficaria no Supremo. O Supremo tem muitas coisas boas, inclusive a visibilidade na participação no debate público. 
[No entanto], limita o que eu posso dizer, limita como eu posso me comportar, tem que andar na rua cheio de segurança. Essa é a parte, é o contraponto a uma participação com visibilidade no debate público'.
 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]