O Dia Mundial da Alimentação é comemorado nesta quinta-feira (16). Em entrevista ao Jornal da CBN, Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que há mais de 600 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.
Daniel Balaban destacou que há alimento suficiente para todos ao redor do mundo, mas falta acesso. Segundo o diretor, as mudanças climáticas são a segunda causa principal da fome, atrás apenas de conflitos e guerras.
'São todos problemas que têm que ser trabalhados com a criação de sistemas alimentares organizados, curtos e que façam chegar alimento de qualidade para as pessoas que estão necessitadas'.
No Brasil, disse Balaban, menos de 2,5% da população vivem em insegurança alimentar e nutricional.
'Um país tão rico, que produz tantos alimentos, é um país que está sempre entre as dez maiores economias do mundo, então é inconcebível que o Brasil tenha uma quantidade muito grande de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Para isso, o país tem que continuar na pauta, no combate à fome'.