Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

02 de Fevereiro de2026


Área Restrita

DESTAQUES Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026, 09:37 - A | A

Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026, 09h:37 - A | A

Violou sanções

Alemanha prende cinco pessoas acusadas de exportar mercadorias para Rússia

Suspeitos foram detidos por operar uma rede de exportação para empresas de defesa, violando sanções da União Europeia após a invasão da Ucrânia

Administração

 
Foto-O Dia
 

Procuradores federais da Alemanha anunciaram nesta segunda-feira (2) a prisão de cinco indivíduos acusados ​​de operar uma rede de exportação de mercadorias para empresas de defesa russas, em violação das sanções da União Europeia impostas após a invasão da Ucrânia por Moscou.

Os suspeitos (identificados como cidadãos alemães, ucranianos e russos) foram detidos em cumprimento a mandados expedidos pelo juiz de instrução do Tribunal Federal de Justiça.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Segundo os procuradores, buscas simultâneas foram realizadas em diversos locais, incluindo Frankfurt am Main, importante centro financeiro, e Nuremberg, na Baviera.

Outros cinco suspeitos, que permanecem foragidos, também estão sob investigação.

Um dos suspeitos, identificado como Nikita S., cidadão germano-russo, é acusado de controlar uma empresa comercial em Lübeck, considerada o centro da operação.

Os promotores alegam que os suspeitos utilizaram empresas de fachada, destinatários fictícios dentro e fora da União Europeia e uma entidade russa para ocultar as remessas.

Os promotores afirmaram que agências estatais russas são suspeitas de terem dirigido as atividades de aquisição, com 24 empresas russas de defesa listadas na bolsa de valores supostamente atuando como usuárias finais.

O Ministério Público estimou que aproximadamente 16 mil remessas, no valor de pelo menos 30 milhões de euros (aproximadamente 187 milhões de reais), foram organizadas desde fevereiro de 2022.

Foi decretado o congelamento de bens no valor equivalente a essas transações, informou o Ministério Público.

A embaixada russa em Berlim não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]