Por Matheus Moreira, Judite Cypreste, g1 — São Paulo
Foto- ANSA BRASIL
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Pesquisa Quaest aponta que 43% dos brasileiros têm uma imagem negativa do presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto 22% o veem de forma positiva.
A percepção sobre os Estados Unidos piorou: 41% dos entrevistados têm uma imagem desfavorável do país, contra 24% na rodada anterior, em março de 2024 — quando Trump ainda não era presidente. Já a imagem favorável dos EUA caiu de 58% para 44% no mesmo período.
Com isso, passou a haver um empate técnico entre as parcelas da população brasileira que têm imagem negativa e positiva dos EUA (antes, os que tinham imagem positiva eram maioria).
Veja os números
Opinião sobre Donald Trump
- Positiva: 22%
- Regular: 23%
- Negativa: 43%
- Não sabem ou não responderam: 12%
Opinião sobre os EUA
- Favorável: 44%
- Desfavorável: 41%
- Não sabem ou não responderam: 15%
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março. Na ocasião, Trump já havia anunciado algumas tarifas, mas ainda não havia implementado as chamadas “tarifações recíprocas” para todos os países.
Reação ao tarifaço
Outro tema investigado pela pesquisa é como os brasileiros esperam que o governo reaja ao tarifaço aplicado por Trump. A maior parte dos brasileiros, grupo que soma 53%, espera que a reação do Brasil venha por meio do diálogo. Os que defendem a retaliação são 33%.
Veja os números
- Deveria tentar reverter a situação pela diplomacia: 53%
- Deveria taxar os produtos americanos de volta: 33%
- Não sabem ou não responderam: 14%
Novas tarifas de importação propostas por Donald Trump preocupam especialistas e viram "meme" nas redes sociais