Durante este mês de maio em todo o mundo é comemorado, através de ações educativas, o "Maio Amarelo". A campanha foi instituída há mais de uma década pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Primavera do Leste estão sendo preparadas diversas ações a serem iniciadas ainda nesta semana, em parceria entre os órgãos vinculados ao trânsito: Ciretran e CMTU, bem como os parceiros das Forças de Segurança (polícias), Corpo de Bombeiros, SAMU, Centros de Formação de Condutores (CFC's) e auto-escolas do município.
Na tarde desta segunda-feira a Coordenadoria Municipa de Trânsito deu início às ações, por meio da Coordenadora Marta Eunice Silva, deu início na tarde desta segunda feira 05/05/2025 a campanha educativa alusiva ao Maio Amarelo. O Pit Stop teve como objetivo principal conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância da segurança nas vias. Promover a adoção de práticas do uso do cinto de segurança,não utilização/ manuseio do telefone celular enquanto dirige ,uso do capacete e respeito às regras de trânsito, visando a redução de acidentes e morterealizando uma blitz educativa na região central da cidade. Foram distribuídos panfletos com orientações atitudes a serem assumidas no trânsito, tanto por pedestres quanto condutores.
A chefe da Ciretran de Primavera do Leste, Lenice Freitas ressalta que na programação para esta edição do Maio Amarelo, cujo tema é a "Mobilidade Humana", serão realizadas ações junto a estudantes, em empresas e também nas ruas (condutores de caminhões, automóveis e motocicletas).
"Há mais de 10 anos realizamos estas ações, tanto no Maio Amarelo quanto na semana do trânsito e podemos observar claramente que, apesar do aumento no número de habitantes e de veículos circulando na cidade, temos conseguido reduzir o número de acidentes e também de mortes em nossa cidade", ressalta.
Primavera do Leste conta atualmente com uma frota superior a 79,9 mil veículos emplacados na cidade, número que é bem maior se considerados aqueles que não estão registrados no município.