O Aeroporto Santos Dumont, na Região Central do Rio, está fechado para pousos e decolagens, devido a derramamento de óleo na pista. O incidente aconteceu durante a madrugada, próximo à cabeceira — onde os aviões tocam o solo. Por medida de segurança, os pousos e decolagens não foram autorizados.
Segundo a Infraero, o vazamento foi de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há operações no aeroporto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/H/n/6R8ktpRnKTXKck8I8l2A/aero.jpeg)
Limpeza na pista do aeroporto Santos Dumont após vazamento de óleo — Foto: Léo Vieira / CBN
A limpeza na pista já começou, mas ainda não há previsão para liberação. Alguns passageiros confirmaram que, nos guichês, a informação é de liberação a partir das 10h.
Até o momento, foram registrados 12 voos de partida atrasados e 9 voos cancelados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/k/V/c2IPmwS8SPVhEmli3bug/aero-2-.jpeg)
Filas no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro — Foto: Anna Luiza Barreto / CBN
O José Américo estava esperando um amigo, que vem de Congonhas, mas reclamou que não há informações tanto para o passageiro no avião quanto para quem está no aeroporto.
'Vim buscar um colega de trabalho, ele está vindo de São Paulo, de Congonhas, num voo da LATAM. Aí ele conectou pela internet do voo, informou que estão sobrevoando o Rio e que devem pousar em breve, mas não tem maiores informações. A gente acha aí que vai ser um dia caótico aqui no aeroporto'.
Em nota, a Infraero disse que o vazamento ocorreu durante uma manutenção preventiva durante o período noturno.
'As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont encontram-se suspensas em decorrência de vazamento de óleo na pista de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há operações no aeroporto. As providências para limpeza e liberação da pista já foram tomadas, para garantir a segurança e para que as operações sejam retomadas o mais breve possível. Até o momento, foram registrados 12 voos de partida atrasados, 9 voos cancelados e 4 voos alternados para o Aeroporto do Galeão. O Notam (aviso aos aeronavegantes) já foi publicado'.
Impactos em Congonhas
A suspensão de voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, afeta a ponte aérea Rio-São Paulo, com impacto nas viagens do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista. Há quatro voos cancelados, que deveriam partir de Congonhas. Só um deles não tem o Santos Dumont como destino: uma viagem para o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba.
A maioria se concentra na parte da manhã, com horários entre 8h e 10h, principalmente. Há, ainda, um atraso, também com destino ao Rio.
Já com relação às chegadas, duas estão canceladas e há nove voos atrasados - todos envolvendo o Santos Dumont. A maior parte, também programada para ocorrer pela manhã.
Essas informações constam no painel de viagens do Aeroporto de Congonhas. A CBN entrou em contato com a Aena, concessionária que o administra, mas a companhia ainda não retornou.